Tocantins

Busca pelo conhecimento norteia operadores de segurança que cursam pós-graduação ofertada pela SSP-TO em parceria com a UFT

Publicado

em

Aula Magna reuniu profissionais de segurança e comunidade acadêmica Foto: DICOM SSPTO

“Os senhores e senhoras têm um conhecimento teórico e prático muito grande que se junta a esse conhecimento da academia. Isso é  importante porque muitas vezes, a discussão na academia se perde em questões teóricas. Ao mesmo tempo é importante que aqueles que militam na prática possam adquirir novos conhecimentos e aí está justamente a função irresistível que o conhecimento produz sobre a mente humana.” Com essas palavras, refletindo sobre os temas que serão abordados no Curso de Pós-Graduação em Política e Gestão em Segurança Pública, o professor doutor Tarsis Barreto, durante aula magna, desejou as boas-vindas aos operadores de segurança que participam do curso, ofertado em parceria entre a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A aula magna, realizada na noite desta terça-feira, 14, no auditório principal do Bloco da Reitoria, Campus de Palmas, reuniu autoridades, professores e profissionais das Forças de Segurança.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou que a proposta do curso é proporcionar uma transformação de pensamento. “É aqui que se forma o homem pensador, é aqui que forma o profissional que vai fazer a diferença lá fora. Temos aqui grandes homens e mulheres que vêm buscar conhecimento, debater temas sensíveis como a segurança pública. Precisamos produzir conhecimentos para que o profissional de segurança pública esteja cada vez mais capacitado para melhor atender a sociedade”, destacou.

O pró-reitor de Graduação da UFT, professor doutor Eduardo Cezari, ressaltou que a universidade está de portas abertas para novas parcerias. “O nosso papel é produzir conhecimento e formar a sociedade. Estaremos sempre dispostos a receber as demandas que o Estado tiver para que a gente possa cumprir a nossa missão institucional”, frisou.

A coordenadora do curso de Pós-Graduação, professora doutora Naíma Worm, ressaltou que um dos objetivos é auxiliar a SSP-TO na construção de pontes entre os servidores e a população. “A segurança pública e a cidadania também são inseparáveis. A cidadania corresponde ao exercício dos direitos e deveres de cada cidadão, bem como a responsabilidade em relação ao bem-estar da coletividade. É preciso que todos nós tenhamos consciência de que a segurança pública não é só responsabilidade do Estado, mas de toda a sociedade”, ponderou.

Também fizeram parte da mesa de honra, o general Marcos Antônio Martin, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), André Matos; o subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Marizon Marques; o Major do Corpo de Bombeiros, Nilton Rodrigues; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Jeter Aires; o diretor de pesquisa da UFT, Professor Thiago Nilton; e a coordenadora do curso de Direito da UFT, professora doutora Cristiane Roque.

O curso

Com carga horária de 360 horas distribuídas em diferentes disciplinas teóricas e práticas, o curso possibilitará o aprimoramento contínuo dos profissionais da Segurança Pública que lidam em meio às diversas situações, possibilitando a qualificação profissional o desenvolvimento teórico e prático do servidor em exercício.

Ao todo, cem servidores estão fazendo a especialização, sendo 97 da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), dois da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) e um do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO).

Ao final do curso os operadores de Segurança Pública receberão o certificado de Pós-graduação Lato Sensu em “Políticas e Gestão em Segurança Pública”, emitido pela UFT.


Clique Para Comentar

Mais Acessados

Sair da versão mobile