Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sudeste é inaugurado em SP e conta com a presença do secretário de Segurança Pública do Tocantins
Sampaio participa da cerimônia de entrega do Centro em SP. - Foto: Dicom SSPTO
O Secretário de Segurança Pública do Tocantins e presidente do Colégio Nacional de Secretários da Segurança Pública (Consesp), Cristiano Sampaio, participou do evento de inauguração do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sudeste (CIISPR-SE). O evento aconteceu em São Paulo (SP), nesta segunda-feira, 27 e contou ainda com as presenças dos governadores de São Paulo (SP), João Dória, do Rio de Janeiro (RJ) Cláudio Castro, e também de Minas Gerais (MG), Romeu Zema.
O CIISPR-SE está sediado na capital paulista, mas o serviço estará interligado a bases de dados das 27 unidades federativas do país que integram o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N), do qual o Tocantins faz parte e mantém um representante no CIIISP NORTE e um no CIIISP CENTRO OESTE. Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões na aquisição de equipamentos tecnológicos e recursos humanos e entre as atividades que serão desenvolvidas está a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas.
Sob coordenação do Ministério da Justiça de Segurança Pública (MJSP), o centro irá interligar os três estados do sudeste a órgãos estratégicos de segurança das outras regiões do Brasil. “Com a integração dos Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública em todas as regiões do Brasil, a gestão da segurança passa a ser viabilizada de forma estratégica e preventiva no combate à criminalidade em todo território nacional”, explicou Cristiano Sampaio.
De acordo com a diretora de Inteligência/SEOPI do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Marília Ferreira de Alencar, a construção da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública (Rede CIISP) teve início ainda em 2017. “Trata-se da concretização da integração de todas as forças de segurança do país. É a plena integração do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública em âmbito nacional, com a adesão das 27 UFs e a disponibilização de aproximadamente 400 bases/sistemas de dados”, destacou.
Regional Sudeste
O Centro é formado por oito profissionais de inteligência do Sudeste, sendo dois de cada Estado, além de três especialistas recrutados pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério. A equipe também terá representantes de inteligência da segurança pública de São Paulo. Entre eles: polícias Civil e Militar, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Administração Penitenciária.
Autoridades fazem o descerramento de placa inaugural do Centro Integrado de Inteligência de Segurança-Pública Regional Sudeste – Comunicação prefeitura de SP