Uma cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 5, na Escola Superior de Polícia Civil (ESPOL), em Palmas, marcou o encerramento do Curso de Operações Periciais Aerotransportadas para policiais civis. O evento contou com as presenças do Secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa Mota Oliveira, além da superintendente da Polícia Científica, Aldênis Bezerra Cavalcante, da Diretora da Espol, delegada Heloísa Helena Godinho Freire, do diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas, Major Bolentini e demais diretores e superintendentes da Polícia Civil do Tocantins.
A solenidade teve início às 16h30, com a com a execução do hino nacional brasileiro. Ao fazer uso da palavra, o secretário Wlademir parabenizou a todos os participantes e expressou seu mais profundo contentamento pela realização em conclusão de mais um curso que teve por finalidade capacitar os integrantes da perícia criminal.
“É gratificante estar aqui nessa ocasião especial para participar dessa solenidade de encerramento do curso que foi ofertado pela Segurança Pública e teve por objetivo aprimorar os aspectos técnicos e operacionais de ações periciais que possam ser executadas com o auxílio do helicóptero da SSP. Capacitações como essa elevam e melhoram as condições de trabalho em condições únicas e especiais, como são os casos de perícias que demandam treinamento especializado”, ressaltou o gestor da SSP-TO.
Em seguida, o superintendente da Polícia Civil Científica do Tocantins ressaltou a importância do curso para os 30 policiais civis, que integram a Superintendência da Polícia Científica que dele participaram. “Gostaria de agradecer ao secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, e em seu nome estender meus cumprimentos a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas e a todo o corpo técnico da ESPOL, por proporcionar um curso de altíssima qualidade e que veio atender uma demanda da perícia do Tocantins, em operações que necessitem da utilização da aeronave da SSP-TO”, disse.
O referido curso foi direcionado aos operadores do quadro técnico da Diretoria de Perícia Criminal e da Superintendência da Polícia Científica e teve duração de dois dias, tendo início na última segunda-feira, 4, e término nesta terça-feira. Cerca de 20 policiais civis das que lidam diretamente com as áreas de perícia foram capacitados, por meio de aulas práticas e teóricas ministradas pelos instrutores e operadores aerotáticos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO).
Durante o evento, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa também prestou homenagem ao perito Sebastião dos Reis Xandó, que faleceu na semana passada em Palmas. O secretário ressaltou as qualidades do perito, enfatizando o grande trabalho que ele prestou e o legado que deixou para as gerações mais novas, que tiveram o privilégio de terem sua companhia nas ações da Polícia Civil. Na ocasião todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória do perito Xandó.
O Diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas, Major Bolentini ressaltou que o curso oferecido aos integrantes da Polícia Científica teve por finalidade fazer com que os participantes pudessem se adaptar ao funcionamento da aeronave sempre que estiverem a bordo em voos, enfatizando todos os procedimentos operacionais de segurança que são utilizados quando da utilização da aeronave em situações de perícias criminais.
“O treinamento foi de suma importância, pois foi possível mostrar aos policiais como é o funcionamento da aeronave, bem como são os procedimentos técnicos operacionais no sentido de propiciar segurança nos voos, onde são embarcadas equipes da perícia criminal e da Superintendência da Polícia Científica. Nesse sentido, foi possível mitigar os riscos das operações aéreas e levar mais conhecimento a todos os participantes” disse o diretor.
Além de peritos, também participaram papiloscopistas, agentes de necrotomia e motoristas, lotados na Superintendência de Polícia Científica do Tocantins, perfazendo um total de 30 participantes.
Edição: Geórgia Milhomem