Para garantir a assistência religiosa aos privados de liberdade do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoveu, nesta segunda-feira, 11, um mutirão de confissão com a participação de seis padres de cinco arquidioceses para custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas.
A ação é uma preparação para a Semana Santa, momento importante para os católicos e, ao todo, 58 custodiados aceitaram participar da ação religiosa coordenada pela Gerência de Assistência e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju, por intermédio do Programa mais Reintegração que leva a prestação da assistência integral aos custodiados do Sistema Penal do Tocantins.
A gerente da área, Sandra Veloso, reforça que a ação religiosa é garantida pela Lei de Execução Penal (LEP) e é um momento importante para eles. “O intuito de mais essa ação espiritual é alimentar nos custodiados a esperança e fomentar a fé que muitas vezes foi perdida, então eles têm, com a assistência religiosa devida, uma força para lutar e se reintegrar à sociedade, reverem suas ações e permitirem uma transformação por meio da espiritualidade”, disse.
Assistência Religiosa
A ação contou o apoio de seis padres de cinco arquidioceses de Palmas, e ocorreu, simultaneamente, no parlatório da Unidade Penal e ao ar livre, para aqueles que prestam serviços na área externa da unidade.
Um dos custodiados, G.C, falou sobre esse momento. “É um momento de grande valia e que possibilita transformação e resgate para nós. Só temos a agradecer em nome de todos pelo apoio recebido e pela credibilidade que nos foi dada, tanto profissional, educacional como espiritual para sermos reinseridos à sociedade por outro ângulo, com uma postura diferenciada para que sejamos vistos de dentro pra fora e isso é gratificante”, considerou.