O empresário Denis Amui, citado pela candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), no debate da TV Norte Tocantins (SBT), é amigo, aliado político e sócio do candidato Eduardo Siqueira (Podemos).
Amui foi denunciado em 2018 pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por organização criminosa, corrupção ativa e fraude em licitação. A Ação Penal tramita na quarta vara da Justiça Militar sob o número 0015313.08.2018.8.27.2729.
De acordo com a apuração do Gaeco, entre 2012 e 2013, Denis Amui teria intermediado uma licitação fraudulenta no Detran-TO, para aquisição de material para educação no trânsito, que causou prejuízo de quase R$ 7 milhões ao erário. Além dele, outras oito pessoas foram denunciadas no mesmo processo, entre elas o ex-secretário de Relações Institucionais, Nelson Torezani, também amigo pessoal de Eduardo.
Segundo a denúncia do MP, além de ter sido funcionário do gabinete de Eduardo, quando este era senador, Denis Amui também foi seu sócio na empresa Verde Motors, em Palmas.
Fraude eleitoral
Nesta segunda-feira, 22, Denis Amui tentou aliciar uma ex-funcionária de Janad para que ela difamasse da candidata. Para isso, ele chegou a oferecer R$ 10 mil pela fake news contra Janad. O print da conversa está sob posse do jurídico da campanha, que está adotando as medidas judiciais cabíveis.