A presidente da Câmara de Palmas, vereadora professora Janad Valcari, não ficou satisfeita com os esclarecimentos do secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Araújo Rodrigues Júnior, que compareceu na sessão especial nesta sexta-feira, 2, após convocação de Valcari.
Janad protocolou a convocação no início de agosto com o objetivo de tomar conhecimento o processo de concessão pública do transporte coletivo do município de Palmas, porém a parlamentar se mostrou inconformada com as poucas respostas do secretário, que ficou sem responder diversas perguntas importantes. “O senhor Agostinho foi convocado aqui para responder e precisa cumprir com sua obrigação, mas está fugindo das respostas desrespeitando essa casa e o povo Palmense. Disse Janad.
A parlamentar enumerou os diversos problemas existentes no transporte público da capital, incluindo a precariedade dos veículos, falta de linhas em diversos setores e áreas rurais, falta de ônibus no período noturno, no período de férias, em dia de shows e eventos, rota para os estudantes, além de muitos não terem ar condicionado funcionando. Janad também questionou o secretário sobre a inexistência dos pontos de ônibus, a falta de iluminação nas estações e cobrou a modernização dos pontos existentes que deveriam ter wifi, placas solares, tomadas e iluminação.
Valcari relembrou que a empresa que possui a concessão do transporte público em Palmas atua desde o ano de 1992. “O problema é que com 30 anos e muitos problemas existentes, a prefeitura não vem fazendo nada para sanar esses problemas. O contrato vai se encerrar nos próximos meses e não consta nenhuma abertura de cotação para o processo de licitação da nova empresa de transporte público”
Sem ouvir a solução para os problemas no transporte público de Palmas e sem obter a informação sobre a abertura de licitação que poderá resolver a situação de uma vez por todas, Janad lamentou a postura do secretário e da prefeitura, por, segundo ela, não priorizarem a qualidade do transporte público da capital.