Depois de determinar a suspensão de programa de bloco do candidato Júnior Geo (PSDB) feito praticamente só com ataques à adversária Janad Valcari (PL), a Justiça Eleitoral mandou suspender uma séria de inserções (comerciais de televisão e rádio de 30 segundos) do tucano baseadas no mesmo conteúdo de Fakes News.
As inserções, que extrapolam a crítica política e tentam atingir a honra da candidata, superaram os limites da liberdade de expressão, conforme detalhou o juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa em sua decisão. “Com efeito, malgrado seja admissível que as campanhas explorem, em conformidade com suas estratégias, eventuais críticas inerentes ao debate de ideias e propostas para escolha da melhor opção no entendimento do eleitor, de fato, extrai-se da propaganda impugnada conteúdo capaz de ser caracterizado como ofensivo à honra e à imagem da Representante, de modo que extrapola os limites da mera liberdade de expressão, dado que imprime contundente afirmação apta a macular direitos da personalidade da representante”, frisa a decisão.
O juiz estipulou multa em caso de repetição das inserções.
Vítimas de ataques constantes
Nas últimas duas semanas, Janad vem sofrendo uma onda de ataques após o crescimento nas pesquisas apontarem grande possibilidade de vitória já no primeiro turno.
A candidata lamentou o fato de os adversários terem baixado o nível. “Os ataques que estão fazendo contra mim nesta campanha estão passando de todos os limites. Atacam a minha família, as minhas empresas, os meus funcionários, a minha aparência, duvidam da minha origem, manipulam a minha voz em computadores. Dois homens que se juntaram com a prefeita para derrotar uma mulher que está ocupando um espaço que nunca foi ocupado por alguém que veio debaixo e cresceu aqui”, ressaltou a candidata ao destacar que não vai baixar a cabeça para ninguém, pois aprendeu a trabalhar com o povo simples da Capital.