Tocantins

Parceria entre Seciju e Segurança Pública resulta em ação de retirada de segunda via de documentos na Unidade de Tratamento Penal de Cariri do Tocantins

Publicado

em

Com o documento os internos poderão acessar direitos como estudar e se qualificar profissionalmente Com o RG os reeducandos terão a oportunidade de estudar e se qualificar profissionalmente. - Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação, levou mais cidadania para os custodiados da Unidade de Tratamento Penal de Cariri no último dia 3 de maio.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Unidade Penal para o registro de 21 internos.

O chefe da Unidade, Marcos Porto, explica a relevância do documento para as pessoas privadas de liberdade.  “A documentação de identificação impacta diretamente na vida de qualquer cidadão. Os benefícios, direitos e deveres valem com documentos. E assim, esses reeducandos terão a oportunidade de estudar, qualificar profissionalmente, dentre outros benefícios”.

A maioria dos custodiados deu entrada na Unidade sem documentos, sendo realizadas as emissões de primeira e segunda via de RG’s como foi o caso do interno C.B.D.S “Eu estava sem RG há seis anos. Estou muito alegre e grato, porque é muito importante a emissão do documento. Isso vai me ajudar até mesmo a arrumar emprego quando eu sair daqui, é necessário para o pós-ressocialização”, pontuou o custodiado C. B. D. S. de 28 anos.

O papiloscopista da Unidade do Instituto de Identificação em Gurupi, Weidson Mendes de Faria, destacou que a ação é também uma medida de cidadania. “Nosso dever é levar dignidade ao cidadão onde ele estiver, até mesmo dentro de um presídio. Algum desses detentos já estão cumprindo suas penas e para eles esse documento vai ser importante para ter acesso a outros direitos”, finalizou.

Edição: Vania Machado

Revisão Textual: Vania Machado


Clique Para Comentar

Mais Acessados

Sair da versão mobile