A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 80ª Delegacia de Novo Acordo, concluiu, nesta terça-feira, 18, inquérito policial instaurado para apurar a prática do delito de tentativa de feminicídio ocorrido no último dia 22 de setembro, naquele município, e indiciou três pessoas pela prática do crime. Com o encerramento das investigações, um adolescente de 16 anos também responderá pela prática de ato infracional análogo ao delito de lesão corporal leve cometido contra a mesma vítima.
De acordo com o delegado titular da 80ª DP e responsável pelo caso, Fabrício Piassi, as investigações demonstraram que, no dia dos fatos, a vítima, uma mulher de 26 anos, esteve em uma distribuidora de bebidas na cidade, ocasião em que se desentendeu com seu ex-companheiro, de 24 anos, e sua ex-cunhada, de 19 anos de idade, os quais estavam no mesmo estabelecimento e em companhia de uma outra mulher de 30 anos de idade, bem como de um adolescente de 16 anos.
Durante o desentendimento, a vítima e a ex-cunhada acabaram entrando em luta corporal, momento em que o adolescente se envolveu na contenda e deu uma “voadora” na vítima, derrubando-a ao chão.
Em seguida, como a vítima e a sua ex-cunhada continuavam brigando, a mulher de 30 anos que estava junto com a ex-cunhada entregou-lhe uma faca, a qual desferiu um golpe com a arma branca na altura do peito da vítima, só não causando lesões mais sérias em razão da vítima ter se defendido com o antebraço.
Aproveitando-se da situação, o ex-companheiro da vítima pegou a faca e desferiu cerca de quatro golpes nas costas da vítima, a qual ficou caída no local e foi socorrida por populares, que acionaram a polícia e o SAMU. Após os fatos, os envolvidos fugiram do local e não foram localizados pelos policiais militares, tendo a vítima sido encaminhada para atendimento médico em Palmas.
Colhidos os elementos de informação necessários, a autoridade policial responsável pela circunscrição representou pela prisão preventiva dos irmãos, pleito que foi deferido pelo Poder Judiciário, tendo ambos sido presos na data de 6 de outubro de 2022, permanecendo nessa situação até esta data.
Ao fim das investigações, a autoridade policial concluiu que os irmãos e a mulher de 30 anos, a qual auxiliou materialmente a prática do delito entregando a faca para a ex-cunhada da vítima, praticaram o crime de tentativa de feminicídio, razão pela qual foram indiciados e o inquérito encaminhado ao Ministério Público, o qual adotará as providências legais que julgar necessárias.
Por sua vez, o adolescente que deu um chute na vítima responderá por ato infracional análogo ao delito de lesão corporal leve perante o juízo de menores.
Edição: Vania Machado