Com o objetivo de dar cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas suspeitas de integrar uma rede de tráfico de drogas, que atua em Paraíso e demais municípios do interior do estado, A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 6ª Divisão Especializada de Repressão à Criminalidade, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 11, a operação Anelosimus.
Durante os trabalhos policiais que forma coordenados pelo delegado-chefe da 6ª DEIC, Antônio Onofre de Oliveira da Silva Filho, os policiais civis da unidade especializada, com apoio de agentes da 6ª Delegacia da Mulher e demais Unidades Policias, vinculadas a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil Paraíso efetuaram as prisões, em flagrante, de três indivíduos por tráfico de drogas, e munições. Além disso, foram apreendidas porções de substâncias entorpecentes, simulacro de arma de fogo, além de munições não deflagradas e demais objetos de origem ilícita.
Conforme explica o delegado Antônio Onofre, o objetivo principal da operação era realizar a apreensão de ilícitos relacionados ao tráfico de drogas, bem como objetos que guardem relação com o crime, como valores, veículos, anotações, aparelhos celulares, e demais vestígios.
“Em uma operação deflagrada pela 6ª DEIC, foi constatado a existência de uma rede de criminosos com atuação em Paraíso e outros municípios e que são interligados, daí vem o nome da operação que significa “aranhas sociáveis”, disse o delegado.
Ao todo foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão na cidade de Paraíso, um em Barrolândia, e outro em Pedro Afonso. Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, os três presos foram encaminhados à Unidade Penal de Paraíso, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
A autoridade policial ressalta também que os elementos colhidos na operação desta terça-feira servirão de base para o aprofundamento das investigações visando identificar e prender todos os envolvidos com o tráfico de drogas em Paraíso e região. O delegado ressalta que a operação atingiu os objetivos desejados, visto que a quantidade de materiais apreendidos demonstra que, de fato, os suspeitos estão organizados e incorrendo reiteradamente no tráfico de drogas na cidade.
“A operação Anelosimus foi exitosa no sentido de auxiliar os trabalhos investigativos de combate ao tráfico de drogas que tem sido praticado por esta rede de traficantes com atuação em Paraíso e que tem ramificações em outros municípios. Desse modo, as informações reunidas hoje são de suma importância para definir as ações futuras a serem realizadas pela PC-TO”, destacou o delegado Antônio Onofre.
A operação também contou com apoio do Grupo de Operações com Cães da Polícia Militar (GOC), e também do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal.
Edição: Vania Machado