Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, participou de Audiência Pública na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, na Assembleia Legislativa do Tocantins nesta quinta-feira, 4. Na ocasião foram debatidas formas de combate a violência nas creches e escolas tocantinenses.
Em sua fala, o secretário Wlademir reforçou a preocupação do Governo do Estado em manter ações contínuas de prevenção a possíveis atos de violência e destacou o trabalho efetivo das forças de segurança em todo o Estado. “O governador, desde o primeiro momento, abraçou esse tema e determinou que fosse feito o necessário para fazer a segurança de alunos e professores. As forças de segurança estão agindo, os serviços de inteligência estão trabalhando, mas precisamos do apoio de todos, principalmente das famílias. É com a união de esforços que vamos conseguir manter nossas crianças e adolescentes seguros”, disse o secretário.
O deputado Eduardo Mantoan, autor do requerimento da audiência pública, lembrou que é de suma importância que todos os atores sociais se unam para debater o tema e suas possíveis causas. “Além disso, também precisamos buscar sugestões legislativas e promover soluções para a prevenção, por parte de agentes públicos e privados. Essa é uma preocupação de todos e enquanto legisladores vamos continuar a contribuir”, afirmou.
O deputado professor Júnior Geo lembrou da importância da presença dos pais, da família, na vida dos alunos e falou da necessidade da presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. “Eu sou professor e sei bem que muitas vezes temos que nos tornar psicólogos, assistentes sociais, mas é como professor que também digo que nós não temos condições de fazer esse atendimento. Não temos capacidade técnica, não temos tempo, porque às vezes são 50 alunos dentro de uma sala. Manter esses profissionais no ambiente escolar é investir em prevenção”, ressaltou.
O juiz titular do Juizado Especial da Infância e Juventude, Adriano Gomes de Melo, destacou que o Tocantins tem feito um trabalho ímpar frente a essa demanda. “Este é um tema que envolve vários aspectos, inclusive a saúde mental de crianças e adolescentes, mas devo destacar que o Tocantins tem feito um bom trabalho. O trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, por exemplo, é de primeiro nível”, disse.
Já a secretária de Educação de Palmas, Maria de Fátima, detalhou o trabalho que vem sendo feito pelo município e afirmou que todos os servidores estão engajados e comprometidos com a segurança. “Temos trabalhado com estratégias e protocolos que estão em instrução normativa, mas não podemos deixar de falar que por muitas vezes a família tem terceirizado uma educação que é de sua responsabilidade, por isso precisamos que cada um faça sua parte”, lembrou.
por Sara Cardoso Edição: Vania Machado