Conecte-se Conosco

Araguatins

ARAGUATINS: Secretaria de Saúde convoca população de grupos prioritários para o Dia D de Vacinação Contra Influenza e atualização do cartão vacinal, no sábado, 29

Publicado

em


A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) e atualização do cartão vacinal, iniciou dia 30 de março e vai até 31 de maio de 2023. Neste sábado, 29, ocorre o Dia D de Vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e no distrito Macaúba, estarão de portas abertas de 8h às 17h  para atender os grupos prioritários.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Alessandra Pereira de Sousa, a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ruy Matos Oliveira, na campanha contra a influenza, são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema prisional, e população privada de liberdade. “Além da vacina contra influenza, também serão ofertados vários outros imunizantes de acordo com a situação vacinal do individuo, temos a meta de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis”, disse Ruy matos.

Para ser vacinado, basta levar o Cartão de Vacina, um documento original de identificação e o CPF.

SECOM: Secretaria Municipal de Saúde


Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessados