Uma ação conjunta realizada por policiais militares da Força Tática do 1º BPM e policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia Civil, após produção de conhecimento da Agência Local de Inteligência (ALI) do 1º BPM, resultou na prisão de três indivíduos suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em furtos e receptação na capital tocantinense. A ação também possibilitou a recuperação de diversos aparelhos eletrônicos, como celulares e televisores furtados em Palmas nos últimos dias, bem como a apreensão de uma motocicleta que estava sendo utilizada nas atividades criminosas.
De acordo com informações apuradas pela Agência Tocantins, a operação teve início na tarde desta quinta-feira (16), no Setor Sonho Meu, zona rural de Palmas, após o levantamento de informações pela ALI, que identificou o local utilizado como ponto de refúgio pelo principal suspeito, apontado como autor de pelo menos quarenta furtos a estabelecimentos comerciais na capital.
O indivíduo identificado como Ronaldo dos Santos Guedes, de 21 anos, é considerado de alta periculosidade. Além de ser conhecido no meio policial pela prática reiterada de crimes, ele também é apontado pelas forças de segurança pública como responsável por dezenas de furtos em comércios de Palmas.
Ainda conforme as informações levantadas, com apoio de agentes da 1ª DP, foi possível identificar todos os envolvidos que vinham aterrorizando comerciantes na região norte da capital e na orla da Praia da Graciosa. Já no início da noite, com o apoio da Força Tática, as equipes localizaram e abordaram Ronaldo no endereço indicado, onde também encontraram Deividy de Portugal Santana, de 19 anos, que havia adquirido diversos produtos furtados.
Ao ser questionado, Deividy indicou a participação de um terceiro comparsa, Pedro Vitor Terreco dos Santos, também de 19 anos, que foi localizado e preso em posse de grande quantidade de objetos de origem ilícita.
Segundo apurou a Agência Tocantins, os três presos integram uma organização criminosa voltada à prática de furtos e receptações na cidade. Durante a ação, os militares apreenderam produtos subtraídos de comércios e veículos com sinais identificadores adulterados.
Após a prisão, o trio foi encaminhado à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil (1ª CAPC), onde o delegado plantonista, Dr. Rossilio Corrêa, lavrou o auto de prisão em flagrante pelos crimes de furto qualificado, receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo automotor e associação criminosa.
Concluídos os procedimentos legais, Ronaldo, Deividy e Pedro Vitor foram encaminhados à Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP), onde permanecem à disposição da Justiça e do Ministério Público.
Em entrevista a Agência Tocantins, o Comandante do Políciamento da Unidade – CPU do 1º Batalhão, subtenente Renato Ferreira, destacou que a ação integra um trabalho contínuo de inteligência e combate à criminalidade patrimonial em Palmas, com o objetivo de reduzir os índices de furtos e desarticular grupos criminosos atuantes na região.
Por: Allessandro Ferreira Fonte: Redação / Agência Tocantins